Remoção de Tártaro

Com a correria da rotina ou aquela preguiça, muitas vezes a higiene bucal acaba ficando em segundo plano.
No entanto, o que parece um simples descuido pode trazer consequências como a formação de tártaro.
Para quem não sabe, ele é a placa bacteriana que não foi devidamente removida, resultado da falta de
limpeza bucal deixando um aspecto áspero e amarelado no seu sorriso e ainda pode causar problemas
como gengivite e posteriormente , periodontite.
Sua remoção deverá ser feita no consultório.

Entenda como acontece a formação do tártaro

O tártaro dental é um problema bucal muito comum entre os pacientes. “É formado através da calcificação
da placa bacteriana que se deposita sobre os dentes e não é completamente removida através da higiene
bucal do paciente (escovação e uso de fio)”.O processo de calcificação é resultado da ação de sais minerais
presentes na saliva. Por esse motivo, a presença em maior quantidade do tártaro próximo à saída dos
ductos salivares, como a parte de trás dos dentes incisivos inferiores, pois estão perto a glândula salivar
sublingual.

Quanto tempo leva para fazer a remoção do tártaro

“O tempo para a remoção do tártaro e a quantidade de sessões necessárias para completa remoção
depende da quantidade formada em cada paciente”. O tártaro supragengival por exemplo, que fica
depositado acima da borda da gengiva, pode ser removida em apenas uma sessão, com uso de ultrassom
odontológico ou extratores de tártaro manuais. Por outro lado, quando o caso é subgengival, o cuidado é
outro. “É necessário mais de uma sessão para a remoção adequada com curetas sem lesar a gengiva”.

Fique de olho nos cuidados após a limpeza do tártaro

As visitas regulares ao dentista são essenciais para ter a saúde bucal em dia. O indicado, para maioria dos
casos, é que o paciente vá a cada seis meses. Isto porque esse cuidado previne problemas maiores na sua
cavidade bucal. “Se não tratado, o tártaro causa manchas na superfície dental, gengivite e periodontite
(doença que acarreta a perda óssea. Por isso, para quem realizou a limpeza profissional para remover o
tártaro, também conhecida como terapia periodontal básica, é preciso continuar se cuidando, contando com
a escovação e fio dental após as refeições, pelo menos três vezes ao dia.