Bichectomia

Agende uma consulta

WhatsApp

A bichectomia é um procedimento cirúrgico em que há a retirada total, ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de “bolas de Bichat”. Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A indicação da bichectomia além de estética, é funcional também.

Na estética ela melhora o contorno do rosto, dando uma afinada, e funcional é indicada para pacientes que mordem a bochecha com frequência.

Antes de tudo é importante que seja feita a avaliação clínica pelo dentista que executará a cirurgia, para que ele possa avaliar se há indicação e quais são as expectativas da paciente quanto ao tratamento. Depois disso, por ser uma cirurgia, é importante que o paciente faça os exames pré cirúrgicos, que incluem hemograma completo, coagulograma e glicemia, para ver se ele está em condições de saúde para realizar a cirurgia. Além disso, é importante que o paciente passe pela avaliação de um cardiologista, se o médico achar necessário (como pacientes com hipertensão).

Pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.

A cirurgia é intra-oral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, com anestesia local e sedação (se necessário). Depois, o médico procura as marcas anatômicas no interior de sua boca que indicam a localização das bolas de Bichat. Uma incisão é feita e as bolsas de gordura são removidas parcialmente – raramente a operação retira-as totalmente.

O tempo de duração da cirurgia dura em média uma hora e uma hora e meia.

O pós-operatório da bichectomia é simples. Indica-se evitar consumir alimentos cítricos, que podem causar desconforto, além do o uso de protetor solar com fator de proteção solar maior do 30 é muito importante.

O retorno às atividades normais em geral demora uma semana e a volta das atividades físicas depende da avaliação e indicação do seu médico.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO PELO WATTS (11) 989737680